Salada Picada com Folhas, Grão de Bico, Provolone e Salaminho
Não é sempre que me acontece de ficar meio obsessiva com algum prato. Mas confesso que já houveram casos sérios, muito sérios, ver patológicos: a época da salada de repolho com ervas, a época da sopa de tomate quando até a filha que poderia viver só de sopas, me pediu arrego, a época da batata doce assada (bem essa ainda persiste), a época do bolinho de couve-flor foram alguns casos que necessitaram de uma reunião de família para evitar uma intervenção mais drástica. E essa salada parece estar entrando para a lista das ‘pelo-amor-de-deus-mãe-já-chega’. Por isso me sinto na obrigação moral de dividi-la logo com vocês antes de um motim se formar aqui em casa e eu ser despejada…
Essa salada foi feita três vezes em uma semana. Não pareço me cansar dela. A ideia aqui é uma salada bem picada, para comer só com um garfo. Use um bom queijo provolone e tomates cereja bem doces para contrastar com o picante do queijo e do salaminho. E num dia de festa, use orégano fresco para enfeitar a salada na hora de servir.
Essa salada serve 4 pessoas como acompanhamento ou 2 pessoas como prato principal, e é do excelente livro The MOZZA Cookbook, da Nancy Silverton.
ingredientes
- ½ cebola roxa pequena
- 1 alface americana media
- 1 radicchio pequeno
- 400 gramas de tomates cereja
- 1 ½ copos de grão de bico cozidos e escorridos
- 120 gramas de provolone
- 120 gramas de salaminho italiano
- 1 limão
- Sal
Vinagrete
- 2 ½ colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de orégano seco
- 1/2 colher de chá de sal
- ¼ colher de chá de pimenta do reino
- 1 1/2 copos de azeite de oliva extra-virgem
- Pimenta do reino
modo de preparo
1. Comece pelo vinagrete. Numa vasilha grande (eu gosto de fazer isso numa vasilha com tampa), ponha o vinagre, o suco de limão, o dente de alho bem picado, o orégano, sal e pimenta. Misture o suficiente para diluir o sal e deixe repousar pelo menos 5 minutos para marinar o orégano. Adicione então o azeite aos poucos, mexendo vigorosamente com um garfo. Eu sou rebelde e entorno tudo, depois tampo a vasilha e chacoalho bastante! Reserve a vinagrete.
2. Tire a pele da cebola e corte em fatias finas. Ponha-a numa vasilha com um pouco de agua bem gelada, suficiente para cobrir as cebolas, e reserve enquanto preparo o resto da salada.
3. Corte a alface americana em dois e pique cada metade em fatias de 1 centímetro de largura. Ponha numa vasilha grande. Faça o mesmo com o radicchio. Parta os tomates e junte às folhas. Junte também o grãos de bico.
4. Com cuidado, corte o provolone em fatias de 5 mm de espessura. Em seguida parta as fatias em laminas de 5 mm de largura. Corte o salaminho em fatias de até um centímetro de largura (eu gosto de fazer isso com uma tesoura de cozinha) e junte-o, assim como o provolone, à salada. Agora escorra a cebola roxa e seque levemente com um papel absorvente. Adicione à salada e misture tudo com cuidado. Regue a salada com metade do vinagrete e mexa de novo. Ajuste o tempero com mais sal se necessário, e o suco de um limão. Ajuste com mais vinagrete se necessário e sirva (provavelmente vai sobrar vinagrete mas ela guarda muito bem na geladeira vários dias).