Torta Doce com Frutas
A primavera começa agora no dia 22 de setembro e para homenagear essa época que gosto tanto, decidi fazer uma torta doce, que fica bem levinha, com frutas cortadas e montadas como flores.
Ingredientes
Massa
- 200g de biscoitos do tipo maisena
- 3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
- 3 colheres (de sopa) de água
Creme
- 1 xícara (de chá) de leite de coco caseiro, amendoim, amêndoas ou soja
- 2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
- 1 pitada de açafrão em pó (opcional)
- 3 colheres (de sopa) de amido de milho misturadas com 1/2 xícara de água
Gel de Brilho
- 1/3 de xícara (de chá) de água
- 1 colher (de chá) de amido de milho
- 1 colher (de chá) de açúcar
- 4 gotas de extrato de baunilha
Montagem
- 2 kiwis médios
- 1 manga grande (Recomendo que compre frutas a mais, caso tiver dificuldades para fazer as flores)
Serve cerca de 6 pessoas
Tempo de preparo: 40min (preparo) + 5h (geladeira)
Contém glúten (biscoitos)
Vegan
Modo de preparo
Massa
Preaqueça o forno a 200ºC.
Coloque os biscoitos do tipo maisena em um processador ou liquidificador potente e bata para triturar. Coloque em uma vasilha, juntamente com o óleo vegetal e a água, e misture bem, até ficar modelável.
Coloque em uma forma de fundo removível levemente untada (a minha tinha 22cm de diâmetro) e aperte bem, modelando as laterais.
Leve pra assar por cerca de 15 minutos ou até as bordas estarem coradas.
Retire do forno e deixe esfriar.
Creme
Em uma panela em fogo médio, coloque o leite vegetal, o açúcar, o sal, o extrato de baunilha e o açafrão em pó, e misture. Assim que ferver, adicione o amido de milho diluído na água, misture até engrossar e desligue. Coloque o creme sobre a massa e reserve.
Gel de Brilho
Enquanto isso, prepare o gel de brilho. Em uma panela pequena, coloque a água, o amido de milho, o açúcar e o extrato de baunilha. Coloque no fogo médio e assim que ferver, diminua para o fogo baixo e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue e deixe esfriar para encorpar.
Decoração
Corte um kiwi descascado ao meio e depois em fatias finas, com cerca de 1mm. Com o auxílio de uma faca, faça uma fileira e enrole, formando uma espécie de flor (veja o vídeo). Para retirar a flor da tábua, use uma faca com a lâmina larga.
Faça o mesmo com uma manga. Se a fatia for muito grossa, procure cortá-la da largura do kiwi.
Geralmente uso dois kiwis e uma manga grande nessa torta.
Coloque as flores sobre o creme, com o auxílio da faca. Se quiser, adicione algumas uvas.
Com o auxílio de um pincel, passe o gel, que dará brilho às frutas.
Cubra com plástico e leve à geladeira por 5h antes de servir.
Está pronto!
Dicas
Você não precisa por o açafrão, caso não tiver. A ausência não vai atrapalhar no resultado final, ele é responsável por dar essa cor levemente amarelada ao creme, que eu acho bem bonita.
Você pode usar açúcar mascavo no creme da sua torta, pra deixá-lo mais saudável e também com uma cor levemente amarronzada.
Se você não pode comer estes biscoitos maisena, ou não gosta, dá pra fazer uma base com castanhas ou com farinha mesmo.
Não testei com outras frutas, mas eu aprendi essa decoração em um vídeo da Tastemade, onde também é usado o pêssego, além da manga e do kiwi.
É importante que você corte suas frutas bem fininhas, senão vai ficar difícil pra enrolar. Se você não conseguir enrolar de jeito nenhum, coloque as fatias de frutas sobrepostas.
Essas frutas soltam água para o creme e para a massa e ficam com a textura meio ressecada depois de um tempo, e esse gelzinho ajuda nisso. Mas mesmo assim, a torta não dura tanto, sugiro que consuma sua torta em uns 2 dias e guarde-a na geladeira em vasilha fechada.
Você pode fazer versões mini, individuais, em forminhas de empada, com apenas uma flor de fruta em cima.
Veja também: torta de ameixa, torta doce de abóbora, torta de banana com chocolate, torta de chocolate com laranja, “cheesecake” vegana com morango, “cheesecake” vegana de damasco no copinho, banoffee, torta de “doce” de leite de amendoim, coco e ameixa, tortinha de goiabada.