Pular para o conteúdo principal

Torta de Chocolate com Laranja

Torta de Chocolate com Laranja

A combinação entre a laranja e o chocolate é perfeita e o sabor desta torta irá te surpreender!


Ingredientes

Massa

  • 250g de bolacha maisena sem leite
  • 3 colheres (de sopa) de cacau em pó ou alfarroba em pó
  • 1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal (milho, girassol, coco)
  • Água para dar liga (cerca de 1/3 de xícara)

Creme de chocolate com laranja

  • 250 g de chocolate meio amargo picado
  • 2/3 de xícara de suco de laranja bahia ou pêra
  • 1/2 xícara (de chá) de leite de coco industrializado
  • 2 colheres (de sopa) de raspas de laranja bahia ou pêra

Doce de laranja

  • 2 laranjas bahia ou pêra
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
  • 1/2 xícara (de chá) de suco de laranja bahia ou pêra
  • 1/2 xícara (de chá) de água

Serve até 8 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos (preparo) + 6 horas (geladeira)
Contém glúten
Vegan

Modo de preparo

Massa

Pre-aqueca o forno a 210ºC. Em um processador ou liquidificador potente, triture a bolacha maisena até obter uma farinha fina. Coloque em uma vasilha, adicione o cacau em pó e misture.

Acrescente o óleo vegetal, misture e coloque água aos poucos, até obter uma massa modelável, o que vai dar cerca de 1/3 de xícara de água. Coloque esta massa em uma assadeira com fundo removível (com até 27cm de diâmetro) untada e aperte bem, para ficar bem compacto, e modele as laterais.

Leve para assar por cerca de 15 minutos ou até as pontas das bordas ficarem levemente escuras e a massa firme e dura. Retire do forno e reserve.

Creme de Chocolate e Laranja

Em uma panela em fogo baixo, coloque o suco de uma laranja bahia, o que vai ser cerca de 2/3 de xícara, aqueça até ferver e desligue.

Derreta o chocolate meio amargo como preferir (banho maria ou microondas), adicione 1/2 xícara do suco de laranja fervido, o leite de coco e raspas de laranja a gosto (usei cerca de 1 colher de sopa). Misture bem e coloque sobre a base da torta. Cubra com plástico e leve à geladeira por cerca de 6h para firmar e gelar. Enquanto isso, prepare o doce de laranja.

Doce de Laranja

Em uma panela em fogo baixo, coloque as rodelas de duas laranjas sem sementes, com cerca de 1 cm de espessura, cubra com água e deixe cozinhar até ferver. Conte um minuto, desligue e escorra com cuidado. Repita o processo quantas vezes for necessário, 5 ou 6 vezes, colocando as rodelas e mais água, sempre com cuidado para não desmanchá-las. Cozinhe em fogo baixo sempre. Este processo ajuda a tirar o amargor da laranja para comer. Aprendi com meu amigo Antonio Nogueira.

Depois disso, comece o preparo do doce. Coloque em uma panela o açúcar, o suco laranja sem semente e a água. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Adicione as rodelas e deixe cozinhar até obter uma calda, o que vai levar cerca de 15 minutos. Decore a torta com as rodelas e com as raspas de laranja e está pronto!

Dicas

Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken (o meio amargo e o dark não têm leite), pelo custo/benefício. Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro.

O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom. Com a nova legislação, está mais fácil identificar o leite e os traços de leite nas embalagens dos produtos.

Para o creme de chocolate, usei como base a receita da minha amiga Fran, do blog e canal Vai Comer o que? Alterei as quantidades pra acrescentar o suco de laranja. Para fazer sem a laranja, veja a versão dela aqui.

Algumas destas tortas com base de bolacha de sabor chocolate são feitas com bolachas de chocolate mesm. Eu optei usar a bolacha maisena porque sei que existem opções veganas deste tipo de produto e que é uma bolacha barata, fácil de encontrar e o resultado ficou bem legal com o cacau. Se você quiser fazer a torta com a massa clara, é só tirar o cacau.

Se você não quiser fazer a massa com bolacha, veja esta massa com farinha, esta com amêndoas e esta com castanhas. Sobre o doce de laranja: fiz ele utilizando esta receita aqui como base, porém vi que muita gente reclamou que o doce ficou amargo.

Aí fui trocar uma ideia com o meu amigo Antonio Nogueira, que me ensina bastante coisa e ele me deu a dica deste processo de ferver as rodelas em fogo baixinho pra ir eliminando o amargor. Aqui eu fervi umas 6 vezes a laranja bahia e achei que o doce ficou ótimo. Pesquisei e vi que tem gente que deixa a laranja de molho por uns 3 dias e vai trocando a água diversas vezes durante o dia. Porém eu acho que no final acaba gastando mais água que o processo que o Antonio me passou, fora o tempo, que é bem mais longo desta forma.

Postagens mais visitadas deste blog

Money Amulet Portugal – amuletos para atrair dinheiro, testimonios, preço: o dinheiro virá. Sim, eu quero isso!

Exatamente o que você precisa! Como atrair dinheiro? O seu Amuleto Money Amulet para a riqueza. Money Amulet – amuletos da sorte para atrair dinheiro e prosperidade, onde comprar em Portugal Money Amulet é produzido de forma estritamente individualizada para cada pessoa específica, depois com cada amuleto é realizado um Ritual antigo em nome da pessoa — a partir desse momento, será apenas o seu objeto que irá começar a funcionar em união com a sua energia. O amuleto traz dinheiro ao seu proprietário ao longo da sua vida. Lembra-se dos Seus Sonhos? 59 € ( 118 € ) Sim, eu quero isso! Você também merece uma vida melhor, sem pobreza, problemas e dívidas. O produto tem boas opiniões. Money Amulet – amuletos para atrair dinheiro. Money Amulet

VISÃO FEMININA

VISÃO FEMININA REVISTA PARA MULHERES E SOBRE MULHERES COMO PERDER FACILMENTE 26 QUILOS A MAIS EM CASA [receita detalhada] Principal > Saúde > Como perder peso > Uma receita segura para perda de peso garantida Está farta do peso a mais? Não consegue perder peso? Ou tende a recuperar quilos quando os consegue perder? Quer usar o seu vestido preferido, mas não consegue ‘caber’ nele e comprar roupas bonitas é um grande problema para si? ‘Estou grata às pessoas que me chamavam gorda e olhavam de alto para mim. Se não fosse por elas, ainda seria gorducha!’ diz Sara Henriques, que perdeu 26 kg. No seu percurso para um corpo bonito, ela experimentou imensas dietas, mas o método mais simples acabou por ser o mais eficaz. Sara contou em detalhes tudo sobre este método que também previne o processo de recuperação do peso. Aqui está a sua cativante história... Nunca fui uma rapariga frágil, mas o excesso de peso nunca me trouxe problemas de autoestima. Quando conh

Ganhei um jackpot de €86 milhões graças ao Money Amulet!

Não, não sou adepta do jogo e nem sempre tenho sorte, muito pelo contrário. Nasci e fui criada numa cidade pequena numa família muito pobre. Tão pobre que por vezes não tínhamos dinheiro para comprar comida. Os meus pais tiveram muitos filhos e eu era a mais velha. Quando tinha 24 anos tinha 9 irmãos e irmãs. Claro que uma educação melhor estava fora de questão para mim. Fui trabalhar em vez de ir para a faculdade e dava todo o dinheiro que ganhava aos meus pais. 59 € ( 118 € ) Não podia comprar nada, nem roupa nova nem comidas de que gostava, nem sequer me podia divertir. Enquanto as minhas amigas arranjavam namorados e se casavam, eu simplesmente não tinha tempo para viver a minha vida. Durante todo esse tempo, eu só queria que aquele tormento aca