Torta de Banana e Chocolate
Banana e chocolate combinam muito e esta receita é um bom exemplo disso! Eu aprendi esta receita no blog NaCozinha, mas adaptei para ficar do meu gosto e vegana.
Ingredientes
Massa:
- 300g de bolacha maisena vegana (2 unidades daqueles pacotes que vem 3 – veja a parte “dicas”)
- 1/4 de xícara (de chá) de água
- 1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal (usei o de girassol)
Recheio:
- 3 xícaras (de chá) de banana nanica amassada
- 1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
- Suco de 1/2 limão (usei o Tahiti)
- 1/4 de xícara (de chá) de conhaque – opcional
- 1/4 de colher (de chá) de canela em pó – opcional
- 150g de chocolate amargo ou meio amargo (sem leite – veja mais em “dicas”)
- 2 colheres (de sopa) de leite de coco
Serve até 8 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos de preparo e 4 horas na geladeira
Contém glúten (bolacha)
Vegan
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 200ºC, triture as bolachas até virarem uma farofa e coloque em uma vasilha. Adicione a água, misture e vá colocando óleo aos poucos, até ficar uma massa modelável. Coloque esta massa em uma assadeira com fundo removível e aperte bem, modelando as laterais. Leve para assar por 10 minutos ou até as bordas ficarem levemente coradas e a massa meio dura. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque a banana, o açúcar, o suco de limão, o conhaque e a canela em pó. Misture tudo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até ficar um doce encorpado. Coloque este doce de banana sobre a massa de bolacha e alise bem.
Derreta o chocolate como preferir (eu derreti o meu no microondas, misturando a cada 30 segundos), adicione o leite de coco e cubra a torta.
Envolva a assadeira com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Está pronto!
Dicas
Usei o óleo com a água para substituir a margarina. Você pode usar óleo de girassol, milho, coco, azeite, mas também pode usar a margarina (coloque aos poucos até a massa ter liga – cerca de 4 colheres de sopa já devem ajudar)
Guarde na geladeira coberta por papel alumínio por até 3 dias.
Você pode salpicar castanhas para servir, eu usei castanha do pará, mas fica muito bom com amendoim torrado e com nozes.
É importante apertar bem a massa na assadeira para ela não desmanchar.
A minha assadeira tem 26cm de diâmetro, se você usar uma forma média, que não fuja muito disso está bom
Existem chocolates do tipo meio amargo veganos.Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken pelo custo/benefício (o meio amargo e o dark não têm leite na composição). Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro.
O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom.
Existem bolachas do tipo maisena veganas, dê uma olhada na lista de ingredientes. (Para esta receita usei a marca Bom Preço)