RECEITA SIMPLES DE SUNOMONO COM KANI
Sunomono é uma das coisas que eu mais peço nos restautantes japoneses da vida. Para quem não está familiarizado com o prato, é uma saladinha de pepino com molho agridoce que leva kani e peixe cru (salmão, atum, peixe branco). Bem delícia.
Agora que eu sei fazer em casa, vou matar a vontade sempre que ela aparecer. Não coloco os peixes porque, além de ser difícil encontrá-los frescos, ia dar um trabalho danado, né? Muito fuga ao tema deste blog.
O kani, bastões de diversas criaturas marítimas prensadas (de caranguejo só tem o aroma hahah), é fácil de achar nos grandes supermercados. Custa mais ou menos R$7 o pacotinho. Usei metade de um, uns seis kanis, cortados em cubos.
Mas você pode desfiar, se preferir. Ah, o ideal é fazer o molho com vinagre de arroz, menos ácido. Como eu não tinha, preparei com o de maçã. E não usei o pepino japonês, que é mais fininho. Foi o normal, mesmo. Vamos lá!
Ingredientes
- kani a gosto
- 2 pepinos cortados em tiras beeem fininhas (eu não tenho mandolin, aquele cortador, então fatiei com minha faca de chef)
- meia xícara de vinagre de arroz (se você só tiver os outros em casa, vai adicionando água até ficar com uma acidez aceitável para o seu paladar)
- uma colher e meia de sopa de açúcar refinado
- gergelim
- sal
Modo de fazer:
Fatie o pepino e deixe ele descansando em água com sal por uns 10min. Ele vai desidratar e ficar mais molinho. Escorra, lave o pepino e reserve. Misture o vinagre com o açúcar. Prove. Se ficar muito ácido, adicione um pouquinho de água.
Junte o kani cortado em cubinhos ao pepino e regue com o molho. Salpique gergelim torrado (pode ser o branco ou o preto) e sirva frio. Eu ainda coloquei shoyu. E pronto!