Portobello à Milanesa
Uma versão vegana de milanesa, que fica muito saborosa e leva poucos ingredientes. Ela pode ser servida com molho, com arroz e batata, como se fosse uma parmegiana, e também como um hambúrguer, dentro do pão, como se fosse um lanche.
Ingredientes
- 4 unidades de cogumelos portobello
- 1/3 xícara (de chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1/3 xícara (de chá) de água
- 1/2 xícara de farinha de rosca vegana ou panko
- Óleo para fritar
Rende 4 unidades grandes
Tempo de preparo: 30 minutos
Contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Antes de tudo, retire os talos dos cogumelos, já limpos. (Para limpar: geralmente passo na água corrente e já seco, cogumelos absorvem água facilmente, nem é recomendado lavar ou deixar de molho. Muita gente só passa um paninho úmido ou papel.)
Tempere eles com sal e com uma pitada de pimenta.
Coloque uma folha de papel toalha sobre um prato, distribua os cogumelos, cubra com outra folha de papel e coloque outro prato sobre eles, pra criar um peso. (Este peso ajudará a eliminar a água do cogumelo)
Leve ao microondas por 3 minutos em potência alta, para o cogumelo perder sua água.
Retire o prato com cuidado, pois estará bem quente. Seque o excesso de água liberada com o papel.
Aperte levemente, tempere com sal e pimenta a gosto e espere esfriar.
Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, tempere com uma pitada de sal e adicione a água. Coloque esta pasta em um prato, passe os cogumelos dos dois lados, até cobrir bem toda a superfície.
Em seguida, empane os cogumelos em 1/2 xícara de farinha de rosca vegana ou panko.
Se quiser, empane duas vezes. (Para isso, talvez seja necessário preparar mais massa para empanar)
Frite em óleo quente até ficarem dourados e coloque sobre uma folha de papel para secar o excesso de óleo (esta forma deixa o cogumelo mais crocante).
Você também pode fritar em uma frigideira antiaderente em fogo baixo com óleo.
Sirva com arroz e molho ou como lanche. Está pronto!
Dicas
Eu peguei esta dica do microondas, pra retirar o excesso da água do cogumelo, com a Fran do Vai Comer o Quê?. O cogumelo tem muita água e quando é frito pode liberar esta água para o óleo e espirrar, o que pode ser perigoso.
Porém, vi algumas receitas na internet, como esta daqui, em que o cogumelo não é desidratado. Confesso que prefiro não arriscar, a não ser que frite em uma frigideira com um fio de óleo e com tampa.
Para quem não gosta de microondas, eu vi uma receita em que o cogumelo é cozido no vapor por uns 10 minutos e depois espremido para liberar o excesso de líquido. Só não tive chance de testar. O link é este aqui. (Se não souber inglês, copie o texto e jogue no Google Translate. A parte que fala sobre este processo é logo após a lista de ingredientes.
Não testei, mas eu acho que dá para remover excesso de água do cogumelo em uma frigideira antiaderente sem óleo em fogo baixo com tampa.
Eu não testei rechear meus cogumelos, como a Fran e outras receitas fizeram, mas acho que dá pra rechear com algum queijo vegano (hoje em dia é possível encontrar opções prontas em lojas de produtos veganos e naturais) ou um purê bem grosso e temperado. Sugiro que siga as receitas e dicas dos outros blogs para fechar o “hambúrguer” recheado.
Para servir o seu lanche, você pode fazer o pão que eu ensinei na receita de salgado de hambúrguer ou o pão de batata.
Veja a receita de tofu à parmegiana aqui e a de berinjela à parmegiana aqui.