Pular para o conteúdo principal

lasanha de porco com molho bechamel

lasanha de porco com molho bechamel


quando eu era pequena havia uma loja de massas na esquina da minha casa chamada suprema. um balcão simples expunha as massas frescas e prontas, e você escolhia ali o que queria levar. as senhorinhas atendentes trabalhavam lá desde sempre, e atrás do balcão havia uma enorme janela de vidro que dava pra cozinha. lá dentro dava pra ver as massas sendo preparadas em grandes balcões sujos de farinha e grandes panelas com água fervente. eu era pequenina e lembro de tudo numa proporção enorme.

o cardápio devia ser extenso, mas lá em casa a gente só comprava duas coisas: pastéis e lasanha a bolonhesa. era como se o cardápio só tivesse isso. os pastéis eram pra tapear a fome e a lasanha era consumida nas travessas de alumínio mesmo, com um prato de papelão embaixo pra não sujar a mesa. era uma festa. era o almoço de domingo, e durante a semana em algumas exceções. a gente comeu isso durante anos e nunca ninguém se cansou.

eu lembro exatamente do sabor do molho branco daquela lasanha. e eu nunca comi nada igual, nem parecido. um dia a suprema fechou e virou uma farmácia. se você mora no rio de janeiro sabe bem o que é isso, o sentimento de tristeza profunda que proporciona. mais uma farmácia, como se já não bastasse de tantas farmácias nessa cidade.

a suprema deixou um bairro de órfãos, e confesso que até hoje eu tenho uma raivinha daquela farmácia. um tempão depois eu soube que havia uma suprema em copabacana. eu fui lá um dia e pedi uma lasanha, me refastelei naquele molho branco e num pacotinho de pastel. isso pra mim se chama felicidade pura e aplicada. pois bem, a loja de copacabana também fechou. virou sei lá o que, talvez outra farmácia.

antes de escrever esse post eu dei uma olhada rápida no google e achei uma suprema no leme. opa! enquanto eu escrevo e resgato todas essas lembranças felizes, minha vontade é passar lá hoje mesmo e pedir uma lasanha pequena pra viagem. mas ao mesmo tempo, tenho medo de comer uma lasanha porcaria e ficar arrasada. depois eu decido. mas o que eu queria mesmo era saber a receita daquele molho branco ahahhaha

mas vamos falar dessa lasanha de porco? a missão era cozinhar para 14 pessoas. a missão fazia parte de um encontro com o mesmo grupo de pessoas em que durante alguns meses uma pessoa cozinhava pro grupo. eu era a última, a décima refeição, e já havíamos comido um pouco de tudo, e eu já tinha cozinhado antes.

e tudo maravilhoso, comida boa mesmo, encontros que duram horas e horas com todo mundo em volta da mesa enchendo a cara de comida boa e contando história. passei meses pensando no que eu ia fazer. minha idéia era comida caseira, meio de vó, meio de mãe, cheia de auto-indulgência, em proporções e travessas grandes, sem frescura, que ao mesmo tempo fosse um clássico e tivesse alta taxa de aceitação.

olha, a lista foi grande… até o momento que eu lembrei do bendito molho branco da suprema. mais do que decidido, teremos lasanha pro almoço!! :) lasanha cheia de amor, de tempero, de etapas, mas que depois vale cada mordida.

essa receita rendeu 3 travessas de lasanha para 14 pessoas. use as quantidades proporcionalmente de acordo com a sua necessidade

ingredientes para o recheio:

  • 2kg de carne de porco moída (usei metade pernil e metade lombo)
  • 3kg de tomate italiano ou debora
  • um punhado grande e generoso de folhas de tomilho
  • um punhado grande e generoso de folhas de manjericão
  • uma cebola roxa grande
  • duas cabeças de alho de alho
  • 400ml de vinho tinto
  • sal e pimenta moída na hora
  • azeite extra-virgem

ingredientes para o molho branco*:

  • 3 litros de leite integral
  • 350g de manteiga sem sal
  • 1 xícara e 2/3 de farinha de trigo
  • sal e pimenta moída na hora
  • noz-moscada

* se você procurar outras receitas de molho branco, vai achar muitas variações. até mesmo de quantidade de ingredientes. algumas pessoas dizem que o segredo é o leite estar gelado, outras dizem que é estar morno. umas usam cebola e louro, outras não. eu gosto do molho mais grosso e a minha única dica é: prepare o muque e use um batedor de arame durante o processo.

e mais:

  • 200g de parmesão ralado
  • 500g de massa de lasanha

como faz: prepare primeiro o molho branco. em um panela, derreta a manteiga em fogo baixo e depois adicione a farinha aos poucos. use o batedor para misture tudo e ir deixando a mistura bem homogênea, não pare de bater. quando a misturar estiver bem uniforme, adicione o leite aos poucos, sempre misturando bem.

deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. tempere com sal, pimenta e bastante noz-moscada e reserve. vamos ao recheio. em uma travessa grande (ou duas, se você preferir), coloque os tomates cortados aos meio, tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido alto por 50-60 minutos. enquanto isso, em uma panela grande coloque a cebola picada, o alho moído, duas colheres de sopa de azeite e refogue por 10 minutos.

adicione a carne, e vá misturando bem por alguns minutos, até que a carne vá começando a cozinhar e mudar de cor. depois de a carne estar cozida, diminua o fogo, adicione o vinho, metade do tomilho e do manjericão e misture bem. deixe o vinho reduzir. retire os tomates do forno (eles devem estar bem assados) e junte à panela com o porco. misture bem e cozinhe por aproximadamente 1h30-2h. mexa bem de 10 em 10 minutos.

a ideia é chegar a um molho grosso. quando estiver pronto, adicione o resto das ervas, prove e corrija o tempero se necessário. para montar a lasanha, coloque primeiro na travessa uma camada de molho branco, uma camada de recheio, depois uma cada de massa e assim por diante.

para finalizar, cubra a última camada de massa com molho e depois com o queijo ralado. leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. depois é só servir!

Postagens mais visitadas deste blog

Money Amulet Portugal – amuletos para atrair dinheiro, testimonios, preço: o dinheiro virá. Sim, eu quero isso!

Exatamente o que você precisa! Como atrair dinheiro? O seu Amuleto Money Amulet para a riqueza. Money Amulet – amuletos da sorte para atrair dinheiro e prosperidade, onde comprar em Portugal Money Amulet é produzido de forma estritamente individualizada para cada pessoa específica, depois com cada amuleto é realizado um Ritual antigo em nome da pessoa — a partir desse momento, será apenas o seu objeto que irá começar a funcionar em união com a sua energia. O amuleto traz dinheiro ao seu proprietário ao longo da sua vida. Lembra-se dos Seus Sonhos? 59 € ( 118 € ) Sim, eu quero isso! Você também merece uma vida melhor, sem pobreza, problemas e dívidas. O produto tem boas opiniões. Money Amulet – amuletos para atrair dinheiro. Money Amulet

VISÃO FEMININA

VISÃO FEMININA REVISTA PARA MULHERES E SOBRE MULHERES COMO PERDER FACILMENTE 26 QUILOS A MAIS EM CASA [receita detalhada] Principal > Saúde > Como perder peso > Uma receita segura para perda de peso garantida Está farta do peso a mais? Não consegue perder peso? Ou tende a recuperar quilos quando os consegue perder? Quer usar o seu vestido preferido, mas não consegue ‘caber’ nele e comprar roupas bonitas é um grande problema para si? ‘Estou grata às pessoas que me chamavam gorda e olhavam de alto para mim. Se não fosse por elas, ainda seria gorducha!’ diz Sara Henriques, que perdeu 26 kg. No seu percurso para um corpo bonito, ela experimentou imensas dietas, mas o método mais simples acabou por ser o mais eficaz. Sara contou em detalhes tudo sobre este método que também previne o processo de recuperação do peso. Aqui está a sua cativante história... Nunca fui uma rapariga frágil, mas o excesso de peso nunca me trouxe problemas de autoestima. Quando conh

Ganhei um jackpot de €86 milhões graças ao Money Amulet!

Não, não sou adepta do jogo e nem sempre tenho sorte, muito pelo contrário. Nasci e fui criada numa cidade pequena numa família muito pobre. Tão pobre que por vezes não tínhamos dinheiro para comprar comida. Os meus pais tiveram muitos filhos e eu era a mais velha. Quando tinha 24 anos tinha 9 irmãos e irmãs. Claro que uma educação melhor estava fora de questão para mim. Fui trabalhar em vez de ir para a faculdade e dava todo o dinheiro que ganhava aos meus pais. 59 € ( 118 € ) Não podia comprar nada, nem roupa nova nem comidas de que gostava, nem sequer me podia divertir. Enquanto as minhas amigas arranjavam namorados e se casavam, eu simplesmente não tinha tempo para viver a minha vida. Durante todo esse tempo, eu só queria que aquele tormento aca