Caldo de Legumes Caseiro
Fazer caldo de legumes é muito mais fácil do que parece e ele é um diferencial no preparo de muitas receitas, sem falar que é uma opção mais saudável que os caldos industrializados. Há um tempo atrás, postei uma receita de risotto, onde ensinei a preparar um caldo de legumes caseiro. Resolvi compartilhar um vídeo ensinando apenas o caldo, já que é algo que sempre uso por aqui, e aproveitar para dar algumas dicas.
Ingredientes
- 2 cenouras médias com casca (cerca de 200g)
- 2 cebolas médias descascadas (cerca de 200g)
- 2 dentes de alho ligeiramente amassados
- 2 talos de salsão com as folhas (cerca de 100g)
- Folhas de um alho-poró
- 6 talos de salsinha (opcional)
- 3 folhas de louro
- 4 unidades de cravo-da-Índia
- 5 grãos de pimenta-do-reino
- 2 litros de água filtrada
Rende cerca de 1,5l de caldo de legumes
Tempo de preparo: 1 hora
Não contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Lave rapidamente, em água corrente, as cenouras, as folhas do alho poró, o salsão e os talos de salsinha.
Coloque tudo em uma bacia grande, cubra com água e adicione 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
Deixe de molho por vinte minutos, escorra e enxágue.
Corte o salsão em pedaços de 5 cm, a cenoura em rodelas grossas e coloque em uma panela grande, juntamente com as folhas do salsão, do alho poró e dos talos de salsinha.
Adicione as cebolas cortadas em 4 partes, os dentes de alho ligeiramente amassados, os cravos da índia, as bolinhas de pimenta do reino, as folhas de louro e cubra com 2 litros de água filtrada. Deixe cozinhar em fogo médio.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
Guarde esse caldo em potes de vidro na geladeira por até 5 dias ou coloque em forminhas de gelo e guarde as pedrinhas em saquinhos ou potinhos por até 2 meses. Está pronto!
Dicas
Esse caldo é constituído basicamente por legumes, água e alguns temperos. Adaptei essa receita de uma compartilhada no site Panelinha. Você pode por os ingredientes de sua preferência, conforme o seu gosto, porém o sabor dependerá do que você utilizar.
Quando você for preparar uma receita e usar cenoura, cogumelo, brócolis, alho poró, salsão, salsinha ou cebola, ao invés de cortar e jogar fora os talos, as pontinhas e as cascas, pode colocar tudo dentro de um saquinho ou pote fechado e guardar no freezer, para depois reaproveitar no preparo do seu caldo. Você pode ir juntando esses ingredientes ao longo do mês e depois fazer um delicioso caldo com eles. Só é importante que lave e seque bem antes de guardar no freezer.
Receitas que você pode fazer com o caldo de legumes: risotto de alho poró, risotto de abóbora cabotiá, risotto de cogumelo paris e limão siciliano, risotto de dois cogumelos, coxinha de palmito, bolinho de batata com recheio de shimeji, sopa de shiitake no pão, sopa de cebola, sopa de tomates assados e caldinho de ervilhas.