Brownie Vegano
O tema da playlist dos parceiros da Tastemade Brasil do mês de maio é “Filmes”, e já que estamos com um especial de casamento, resolvi fazer um gancho e escolhi representar a receita de uma comédia romântica. O filme escolhido é “Um lugar chamado Notting Hill”, que eu gosto muito, e a receita é o brownie mais disputado, e só ganha ele quem tiver a história mais triste. Adaptei esta receita do site do Jamie Oliver (Veja a receita original aqui). Já tinha feito alguns brownies, até fiz um delicioso para o I Could Kill For Dessert (Receita aqui), mas depois que descobri esta receita do Jamie só faço ela em casa!
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo com fermento
- 3 colheres (de sopa) de cacau em pó
- 1 xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (de chá) de leite de amêndoas
- 5 colheres (de sopa) de óleo
- 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
- 150g de chocolate meio amargo derretido
- 50g de chocolate meio amargo picado
- 1/2 xícara (de chá) de castanhas picadas
Serve até 8 pessoas
Tempo de preparo: cerca de 45 minutos
Contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 210ºC, unte uma assadeira média (a minha tinha 20cm x 30cm) com um fio de óleo e forre com papel manteiga.
Derreta o chocolate como preferir. Eu costumo picar em pedaços pequenos, e derreto no microondas por 30 segundos, misturo e devolvo por mais 30 segundos. Reserve.
Em uma vasilha, coloque a farinha, o cacau, o açúcar, o sal, e misture. Adicione o leite de amêndoas, o óleo, a essência de baunilha, o chocolate derretido e misture. Adicione o chocolate picado e as castanhas picadas e misture novamente.
Coloque na forma e leve para assar por 35 minutos ou até você espetar uma faca e ela sair levemente úmida.
Retire com cuidado da assadeira e espere esfriar por uns 10 minutos antes de cortar. Está pronto!
Dicas
Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken pelo custo/benefício (o meio amargo e o dark não têm leite na composição). Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro. O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços.
Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom.
Se não tiver farinha de trigo com fermento, pode usar a mesma quantidade da normal e adicionar 1/2 colher (de chá) de fermento químico em pó.
Uma amiga fez com farinha de arroz, no lugar da de trigo, para ter uma versão sem glúten. Ela usou uma xícara e disse que deu certo.
Nesta receita eu usei castanha-do-Pará, mas você pode usar nozes, castanha de caju, amêndoas..
Você pode trocar o cacau em pó pela alfarroba em pó.
No lugar do leite de amêndoas você pode usar o de soja ou o de amendoim (receita aqui).
Para armazenar: coloque em um potinho fechado e guarde na geladeira por até 3 dias. Gosto muito de comer este brownie quentinho, mas amo comer ele gelado com café.