Pular para o conteúdo principal

BOLO DE CHOCOLATE TRUFADO COM AMENDOIM

BOLO DE CHOCOLATE TRUFADO COM AMENDOIM

O bolo de aniversário vegano mais delicioso do mundo! Como eu já contei aqui, um dia recebi uma encomenda de bolo de aniversário de uma seguidora muito querida, que já tinha provado meu ovo de páscoa lá no Capivara Vegetarian. A princípio, fiquei com medo! Confeitaria não é das coisas mais fáceis desse mundo. Uma coisa é fazer um bolinho em casa, outra é fazer com que ele fique gostoso, grande, e lindo mesmo fora da geladeira por algumas horas. Como sou uma pessoas que gosta de desafios, resolvi aceitar.


Fiz alguns testes e substituições em receitas que eu fazia com a minha mãe quando menorzinha, e cheguei a uma que eu gostasse 🙂 Ficou molhadinha e saborosa, e casou perfeitamente com o recheio! Eu nunca uso goma, espessante, aglomerante, ou nenhum ante! Um bom bolo precisa de uma boa combinação de farinhas (ou uma boa farinha), gordura, e fermento. A vida se encarrega do resto hahaha.

BOLO DE CHOCOLATE TRUFADO E AMENDOIM

Dê uma nota!Salvar ReceitaImprimir Tempo de Preparação15 min Tempo de Cozimento50 min Tempo Total1 hr 5 min

INGREDIENTES

MASSA

  • 2 copos de farinha de trigo integral
  • 2 copos de farinha de amêndoas (ou coco ralado/farinha de coco, ou mais farinha normal)
  • 1 copo de cacau em pó (sem açúcar)
  • 2 copos de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 pitadinha de canela
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • ½ copo de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã (não filtrado)
  • 4 copos de água (em média)

RECHEIO

  • 1 copo de pasta de amendoim integral
  • 500gr de chocolate amargo sem traços de leite (caso você seja vegan ou intolerante/alergica)
  • 2 xícaras de leite de coco
  • Pitada de cardamomo (opcional)

INSTRUÇÕES

PREPARO DA MASSA

Preaqueça o forno à 180ºC e unte uma forma redonda de 23 cm (usei uma com fundo removível), ou proporcional retangular. Em um recipiente, misture os ingredientes secos, exceto o fermento. Em outro recipiente misture bem o óleo, azeite, vinagre e água.

Com a ajuda de uma colher ou fouet, misture com cuidado os ingredientes líquidos ao secos. Acrescente o fermento e incorpore à massa, com bastante cuidado. Despeje a massa na forma e Coloque no forno para assar por aproximadamente 35 minutos.

PREPARO DO RECHEIO

Derreta o chocolate em banho maria, quando estiver bem derretido, acrescente o leite de coco e o cardamomo e misture bem até virar uma calda homogênea.

MONTAGEM

Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio com uma faca grande ou com uma linha resistente. Umedeça as duas partes com leite vegetal ou água com gás. Se for preciso, corte a parte de cima para que ele fique bem retinho!

Coloque a pasta de amendoim primeiro (pode diluir ela em um pouco de oleo de coco, ou aquecer um pouquinho, pra ficar mais molinha), depois coloque a trufa, deixando um pouco para a cobertura. Coloque a parte de cima do bolo e finalize com mais ganache e flores.

OBSERVAÇÕES

Não abra o forno nos primeiros 30 minutos para o bolo não desandar. Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar. Espere a trufa esfriar para poder rechear o bolo, senão vai escorrer tudo pelas bordas abaixo hahaha

Quando terminar de rechear, pode diluir a trufa em um pouco mais de leite de coco e aquecer levemente pra que você consiga dar esse efeito de calda escorrendo ao jogar a cobertura.

Por Gabi Mahamud

Usei a farinha de trigo integral porque ninguém tem problemas com glúten por aqui, e nem tinha na festa da aniversariante! Alguma pessoas substituem a farinha de trigo por um combinação louca de farinhas sem glúten, e acaba usando um monte de refinados, sem nutriente nenhum. Cuidado com as suas escolhas! Vale a pena conversar com a sua nutri antes de qualquer substituição maluca.

Combinei com a farinhas de amêndoas porque além de gostar do sabor suave, ela ajuda a elevar o teor de proteínas na receita e acrescenta muitos nutrientes, como vitamina E, cálcio, magnésio, fósforo, antioxidantes, e por aí vai… No recheio, usei o leite de coco para a ganache, por ser um leite gorduroso. Na receita, ele funciona como o creme de leite e deixa a trufa com uma textura “macia”, aveludada. O cardamomo, além de possuir muitos nutrientes, é o “antídoto” do cacau, segundo a medicina Ayurveda. O sabor combina muito, mas é uma sugestão de uso, você não precisa colocar, se não quiser.

E a pasta de amendoim, não preciso nem justificar, preciso? Tudo bem que foi a aniversariante que pediu, mas eu colocaria do mesmo jeito hahaha O consumo regular (e dosado) de amendoim traz benefícios mil pro nosso organismo, e é fonte de gordura boa! Se quer uma dica de amiga, ponha uma pitada de sal antes de colocá-la no recheio, é tipo mágica.

Usei as sobras do bolo pra fazer essa sobremesa fofinha aqui ó! É uma boa maneira de aproveitar bem toda a receita.

Quando você fizer essa receita, me conta se gostou, heim? Eu adoro ouvir a opinão de vocês! Um beijo e boa semana!

Postagens mais visitadas deste blog

Money Amulet Portugal – amuletos para atrair dinheiro, testimonios, preço: o dinheiro virá. Sim, eu quero isso!

Exatamente o que você precisa! Como atrair dinheiro? O seu Amuleto Money Amulet para a riqueza. Money Amulet – amuletos da sorte para atrair dinheiro e prosperidade, onde comprar em Portugal Money Amulet é produzido de forma estritamente individualizada para cada pessoa específica, depois com cada amuleto é realizado um Ritual antigo em nome da pessoa — a partir desse momento, será apenas o seu objeto que irá começar a funcionar em união com a sua energia. O amuleto traz dinheiro ao seu proprietário ao longo da sua vida. Lembra-se dos Seus Sonhos? 59 € ( 118 € ) Sim, eu quero isso! Você também merece uma vida melhor, sem pobreza, problemas e dívidas. O produto tem boas opiniões. Money Amulet – amuletos para atrair dinheiro. Money Amulet

VISÃO FEMININA

VISÃO FEMININA REVISTA PARA MULHERES E SOBRE MULHERES COMO PERDER FACILMENTE 26 QUILOS A MAIS EM CASA [receita detalhada] Principal > Saúde > Como perder peso > Uma receita segura para perda de peso garantida Está farta do peso a mais? Não consegue perder peso? Ou tende a recuperar quilos quando os consegue perder? Quer usar o seu vestido preferido, mas não consegue ‘caber’ nele e comprar roupas bonitas é um grande problema para si? ‘Estou grata às pessoas que me chamavam gorda e olhavam de alto para mim. Se não fosse por elas, ainda seria gorducha!’ diz Sara Henriques, que perdeu 26 kg. No seu percurso para um corpo bonito, ela experimentou imensas dietas, mas o método mais simples acabou por ser o mais eficaz. Sara contou em detalhes tudo sobre este método que também previne o processo de recuperação do peso. Aqui está a sua cativante história... Nunca fui uma rapariga frágil, mas o excesso de peso nunca me trouxe problemas de autoestima. Quando conh

Ganhei um jackpot de €86 milhões graças ao Money Amulet!

Não, não sou adepta do jogo e nem sempre tenho sorte, muito pelo contrário. Nasci e fui criada numa cidade pequena numa família muito pobre. Tão pobre que por vezes não tínhamos dinheiro para comprar comida. Os meus pais tiveram muitos filhos e eu era a mais velha. Quando tinha 24 anos tinha 9 irmãos e irmãs. Claro que uma educação melhor estava fora de questão para mim. Fui trabalhar em vez de ir para a faculdade e dava todo o dinheiro que ganhava aos meus pais. 59 € ( 118 € ) Não podia comprar nada, nem roupa nova nem comidas de que gostava, nem sequer me podia divertir. Enquanto as minhas amigas arranjavam namorados e se casavam, eu simplesmente não tinha tempo para viver a minha vida. Durante todo esse tempo, eu só queria que aquele tormento aca