Pular para o conteúdo principal

BOLO DE CHOCOLATE COM BRIGADEIRO DE CACAU E GANACHE

BOLO DE CHOCOLATE COM BRIGADEIRO DE CACAU E GANACHE


Fui em uma festa de aniversário aqui em Portugal, seca por um bolinho de chocolate, e na hora do parabéns, pá: o bolo era coberto e recheado com ~ doce de ovos ~. Chorei lágrimas de granulado. Olhe, essa terra tem muita coisa boa, especialmente na categoria comida, mas festinha sem bolo de chocolate coberto com brigadeiro não-tem-graça.

O pior: não vende nas docerias e cafeterias daqui. Pelo menos eu nunca encontrei – e olha que eu procurei, meu corpo estava necessitado. Então, já muito fragilizada pela abstinência desoladora que me acometia, tomei uma atitude. Catei os ingredientes (até assadeira eu comprei), uma receita infalível (no caso, qualquer coisa feita por Rita Lobo) e me meti a fazer um. O bolo mais brigadeirudo, chocolatudo, cacauzudo que Portugal já viu. Ficou INCRÍVEL. Fiz na mão mesmo, não tenho batedeira aqui.

Como eu costumo usar cacau no brigadeiro, não ficou enjoado e em menos de três dias dia o bolinho partiu dessa pra melhor, o meu bucho.

Ingredientes

Massa (receita de bolo de Rita Lobo, do Panelinha)

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar

Recheio (brigadeiro)

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) de cacau em pó

Cobertura (ganache)

  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 1/2 barra de chocolate meio margo

Modo de fazer

Massa (receita tirada do site Panelinha, com adaptações minhas)

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média)
Unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio, de 24 cm de diâmetro (a minha não tem furo)
Polvilhe com chocolate em pó
Passe pela peneira a farinha, o chocolate, o fermento e o sal
Se quiser que o bolo fique bem escuro, troque o sal por bicarbonato de sódio. Reserve (eu fiz isso e ficou lindo!)
Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente (e geralmente não está) corte em cubos e leve ao micro-ondas, rodando de 30 em 30 segundos, até amolecer
Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa (bati na mão, com uma colher de pau)
Adicione o açúcar e bata apenas para misturar
Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição
Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite
A cada adição, bata apenas para misturar
Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a fôrma preparada
Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa
Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos
Espete um palito para verificar: se sair sujo, deixe assar mais um pouco
Retire o bolo do forno e deixe esfriar pelo menos 15 minutos – bolo muito quente quebra na hora de virar
Para desenformar: coloque um prato grade sobre a fôrma e vire de uma só vez


Recheio

  • Coloque todos os ingredientes em uma panela
  • Misture bem e leve ao fogo médio
  • Mexa sempre até encorpar, cerca de 10 minutos
  • Retire do fogo antes de atingir o ponto de brigadeiro (a gente quer ele molinho)

Cobertura

  • Quebre o chocolate em pedaços e leve para derreter no microondas ou em banho-maria
  • Adicione o creme de leite e mexa bem

Finalização

  • Com uma faca de pão, serrilhada, corte um bolo já frio delicadamente até dividí-lo em duas metades, a de cima e de baixo
  • Coloque o recheio na metade inferior e cubra com a metade de cima
  • Jogue a cobertura e espalhe por todo o bolo até cobrí-lo por inteiro
  • Coma uma fatia quentinha para ter uma experiência prévia do que é o céu

Postagens mais visitadas deste blog

Money Amulet Portugal – amuletos para atrair dinheiro, testimonios, preço: o dinheiro virá. Sim, eu quero isso!

Exatamente o que você precisa! Como atrair dinheiro? O seu Amuleto Money Amulet para a riqueza. Money Amulet – amuletos da sorte para atrair dinheiro e prosperidade, onde comprar em Portugal Money Amulet é produzido de forma estritamente individualizada para cada pessoa específica, depois com cada amuleto é realizado um Ritual antigo em nome da pessoa — a partir desse momento, será apenas o seu objeto que irá começar a funcionar em união com a sua energia. O amuleto traz dinheiro ao seu proprietário ao longo da sua vida. Lembra-se dos Seus Sonhos? 59 € ( 118 € ) Sim, eu quero isso! Você também merece uma vida melhor, sem pobreza, problemas e dívidas. O produto tem boas opiniões. Money Amulet – amuletos para atrair dinheiro. Money Amulet

VISÃO FEMININA

VISÃO FEMININA REVISTA PARA MULHERES E SOBRE MULHERES COMO PERDER FACILMENTE 26 QUILOS A MAIS EM CASA [receita detalhada] Principal > Saúde > Como perder peso > Uma receita segura para perda de peso garantida Está farta do peso a mais? Não consegue perder peso? Ou tende a recuperar quilos quando os consegue perder? Quer usar o seu vestido preferido, mas não consegue ‘caber’ nele e comprar roupas bonitas é um grande problema para si? ‘Estou grata às pessoas que me chamavam gorda e olhavam de alto para mim. Se não fosse por elas, ainda seria gorducha!’ diz Sara Henriques, que perdeu 26 kg. No seu percurso para um corpo bonito, ela experimentou imensas dietas, mas o método mais simples acabou por ser o mais eficaz. Sara contou em detalhes tudo sobre este método que também previne o processo de recuperação do peso. Aqui está a sua cativante história... Nunca fui uma rapariga frágil, mas o excesso de peso nunca me trouxe problemas de autoestima. Quando conh

Ganhei um jackpot de €86 milhões graças ao Money Amulet!

Não, não sou adepta do jogo e nem sempre tenho sorte, muito pelo contrário. Nasci e fui criada numa cidade pequena numa família muito pobre. Tão pobre que por vezes não tínhamos dinheiro para comprar comida. Os meus pais tiveram muitos filhos e eu era a mais velha. Quando tinha 24 anos tinha 9 irmãos e irmãs. Claro que uma educação melhor estava fora de questão para mim. Fui trabalhar em vez de ir para a faculdade e dava todo o dinheiro que ganhava aos meus pais. 59 € ( 118 € ) Não podia comprar nada, nem roupa nova nem comidas de que gostava, nem sequer me podia divertir. Enquanto as minhas amigas arranjavam namorados e se casavam, eu simplesmente não tinha tempo para viver a minha vida. Durante todo esse tempo, eu só queria que aquele tormento aca