Pular para o conteúdo principal

Bolo de Cacau Vegano de Caneca

Bolo de Cacau Vegano de Caneca

Às vezes a gente está com vontade de comer um docinho, mas não está muito a fim de ir pra cozinha, então esta receita de bolo de caneca é perfeita pra estes momentos, porque fica pronta em 5 minutos e não faz quase nada de bagunça. A massa fica bem fofinha, gostosa, e embora eu prefira fazer bolos “normais” (como o de cacau), este ficou bem gostoso!


Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de farinha de trigo (ou farinha de aveia)
  • 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar demerara, cristal ou mascavo
  • 1 colher (de chá) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres (de chá) de óleo vegetal (pode ser de coco, não recomendo azeite)
  • 1/4 de colher (de chá) de extrato de baunilha
  • 1/2 colher (de chá) de vinagre branco ou suco de limão
  • 7 colheres (de sopa) de água
  • Manteiga de amendoim ou chocolate sem leite derretido (opcional)
  • Nibs de cacau, castanhas ou amendoim triturados ou frutas secas (opcional)

Rende 1 caneca
Tempo de preparo: 5 minutos (microondas) ou 22 minutos (forno)
Pode conter ou não glúten (depende da farinha utilizada)*
Vegan

Modo de preparo

Em uma caneca de cerâmica com no mínimo 360 ml, coloque a farinha de trigo, o cacau em pó, o açúcar, o fermento, uma pitadinha de sal e misture bem até ficar bem uniforme.

Adicione o óleo, o extrato de baunilha, o vinagre, adicione 4 colheres de água e misture bem, até obter uma pasta uniforme. Não recomendo por toda a água de uma só vez, pois ficará difícil de mexer. Acrescente as outras 3 colheres de água e misture até obter uma mistura uniforme.

Leve ao microondas para assar em potência alta por 3 minutos (o tempo pode variar conforme a potência do seu eletrodoméstico). Ou leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos ou até você espetar uma faca e ela sair limpa. Coloque a caneca sobre uma assadeira para levar ao forno.

Sirva com manteiga de amendoim ou chocolate derretido e salpique nibs de cacau, castanha, amendoim ou frutas secas. Está pronto! (Recomendo que consuma este bolinho no dia)

Dicas

Esta receita combina muito com manteiga de amendoim. Eu tentei colocar na massa pra assar, só que ela afundou e acabou virando parte da massa do bolo. Não atrapalhou na consistência da receita, mas eu confesso que prefiro colocar na hora de servir e salpicar amendoim, nibs de cacau, frutinhas ou até raspas de chocolate sem leite.

Você também pode colocar alguns pedacinhos de chocolate sem leite na massa, como ensinei no bolo double chocolate. Não pique muito pequeno, senão irão sumir.

Se gostar, pode substituir a água por café coado, não adoçado, e em temperatura ambiente. Você pode fazer com metade de farinha de trigo integral e metade de farinha branca, ou metade de farinha branca e metade de farinha de aveia.

* Existem farinhas de aveia sem glúten. A aveia naturalmente não tem glúten, o que ocorre com ela é contaminação cruzada. Estas opções sem glúten geralmente são vendidas em lojas de produtos naturais ou empórios de grãos. Sobre a farinha de aveia: você pode fazer com ela e levar pra assar no forno, porém, nas vezes que fiz, o bolinho deu uma leve murchada, enquanto no microondas isso não aconteceu. O sabor e a textura continuam bons, mas ele acaba abaixando um pouco. Adaptei esta receita daqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Money Amulet Portugal – amuletos para atrair dinheiro, testimonios, preço: o dinheiro virá. Sim, eu quero isso!

Exatamente o que você precisa! Como atrair dinheiro? O seu Amuleto Money Amulet para a riqueza. Money Amulet – amuletos da sorte para atrair dinheiro e prosperidade, onde comprar em Portugal Money Amulet é produzido de forma estritamente individualizada para cada pessoa específica, depois com cada amuleto é realizado um Ritual antigo em nome da pessoa — a partir desse momento, será apenas o seu objeto que irá começar a funcionar em união com a sua energia. O amuleto traz dinheiro ao seu proprietário ao longo da sua vida. Lembra-se dos Seus Sonhos? 59 € ( 118 € ) Sim, eu quero isso! Você também merece uma vida melhor, sem pobreza, problemas e dívidas. O produto tem boas opiniões. Money Amulet – amuletos para atrair dinheiro. Money Amulet

VISÃO FEMININA

VISÃO FEMININA REVISTA PARA MULHERES E SOBRE MULHERES COMO PERDER FACILMENTE 26 QUILOS A MAIS EM CASA [receita detalhada] Principal > Saúde > Como perder peso > Uma receita segura para perda de peso garantida Está farta do peso a mais? Não consegue perder peso? Ou tende a recuperar quilos quando os consegue perder? Quer usar o seu vestido preferido, mas não consegue ‘caber’ nele e comprar roupas bonitas é um grande problema para si? ‘Estou grata às pessoas que me chamavam gorda e olhavam de alto para mim. Se não fosse por elas, ainda seria gorducha!’ diz Sara Henriques, que perdeu 26 kg. No seu percurso para um corpo bonito, ela experimentou imensas dietas, mas o método mais simples acabou por ser o mais eficaz. Sara contou em detalhes tudo sobre este método que também previne o processo de recuperação do peso. Aqui está a sua cativante história... Nunca fui uma rapariga frágil, mas o excesso de peso nunca me trouxe problemas de autoestima. Quando conh

Ganhei um jackpot de €86 milhões graças ao Money Amulet!

Não, não sou adepta do jogo e nem sempre tenho sorte, muito pelo contrário. Nasci e fui criada numa cidade pequena numa família muito pobre. Tão pobre que por vezes não tínhamos dinheiro para comprar comida. Os meus pais tiveram muitos filhos e eu era a mais velha. Quando tinha 24 anos tinha 9 irmãos e irmãs. Claro que uma educação melhor estava fora de questão para mim. Fui trabalhar em vez de ir para a faculdade e dava todo o dinheiro que ganhava aos meus pais. 59 € ( 118 € ) Não podia comprar nada, nem roupa nova nem comidas de que gostava, nem sequer me podia divertir. Enquanto as minhas amigas arranjavam namorados e se casavam, eu simplesmente não tinha tempo para viver a minha vida. Durante todo esse tempo, eu só queria que aquele tormento aca