Arroz Doce de Chocolate
O arroz doce é um prato bem consumido nessa época do ano, seja pelas famosas festas juninas como também pelo tempinho frio. Essa versão leva chocolate na composiçao e fica bem diferente e deliciosa.
Ingredientes
- 1 xícara (de chá) de arroz agulhinha
- 1 canela em pau
- 4 cravos da índia
- 2 e 1/2 xícaras (de chá) de água filtrada
- 2 xícaras (de chá) de leite vegetal
- 1/3 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
- Pitada de sal
- 100g de chocolate sem leite derretido
- 1 colher (de sopa) de cacau natural em pó
- Leite de coco de vidro ou creme de soja a gosto
- Lascas de coco para decorar
Serve em média 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos
Não contém glúten
Vegan
Modo de preparo
Coloque em uma panela média o arroz agulhinha, a canela em pau e os cravos da índia. Adicione a água e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que começar a ferver, deixe a panela semi tampada.
Quando a água secar, adicione o leite vegetal, o açúcar demerara ou cristal e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até o leite vegetal reduzir um pouco e a mistura ficar meio cremosa.
Adicione uma pitada de sal, o chocolate sem leite derretido, e, se quiser, coloque o cacau natural em pó, pra deixar o arroz com sabor e cor mais fortes, e leite de coco de vidro ou creme de soja a gosto, geralmente uso 1/3 de xícara.
Misture bem e está pronto!
Dicas
Guarde na geladeira, em pote fechado, por até 3 dias.
Esse prato não fica muito bonito, mas fica bem gostoso. Você pode dar uma melhorada na aparência dele salpicando chocolate, coco ou nibs de cacau em cima.
É uma receita que não tem muito erro, você pode por mais leite vegetal, se quiser mais líquido, pode por mais açúcar, se quiser mais doce, inclusive pode usar açúcar mascavo.
Além dos ingredientes citados, você também pode por raspas de laranja, anis estrelado, extrato de baunilha ou coco ralado.
Eu geralmente uso arroz agulhinha, mas pode usar parboilizado, arroz de risotto e até resíduos do leite de arroz. Só fique atento ao tempo de cozimento e à quantidade de água, que pode variar.
Ensinei outro arroz doce aqui.
Confira outras receitas juninas (como paçoca caseira, bolo de milho, pamonha e curau) aqui.
Receita adaptada do blog da Dani Noce.
Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken (o meio amargo e o dark não têm leite), pelo custo/benefício. Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro. O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom. Com a nova legislação, está mais fácil identificar o leite e os traços de leite nas embalagens dos produtos.