almôndegas de porco
ou: frikadeller. lembram daquela aula incrível em que eu aprendi pratos típicos dinamarqueses? pois bem, essa é uma dessas receitas. frikadeller é um prato típico dinamarquês, que dizem ter a mesma receita base há mais de 250 anos, com poucas variações. reza a lenda que há um livro de receitas de 1837 com a mesma receita que se faz hoje.
na verdade esse prato também aparece na listas dos clássicos de países vizinhos, como a noruega e a suécia. a base para frikadeller é porco, mas também são encontradas receitas com 50% de vitelo ou veado. elas são servidas tanto quentes como quanto no smørrebrød. se quentes, normalmente acompanham salada de batata e molho.
eu usei metade de filé de porco e metade de paleta de porco e moí em casa usando um processador simples. você também pode usar lombo de porco. peça ao açougueiro pra moer ou invista em um processador – vale a pena.
ingredientes:
- 500g de carne de porco moída
- 1 colher de sopa de sal
- pimenta moída na hora
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de farelo de aveia ou aveia em flocos
- 50g de bacon sem gordura picado
- uma cebola roxa pequena picada ou ralada
- 1 cabeça de alho moído ou picado
- 200ml de água com gás – algumas receitas usam leite. se você usar, depois me conta
- azeite e manteiga sem sal para fritar
como faz: misture o porco, o sal, a pimenta e o bacon. adicione todos os outros ingredientes e misture bem, muito bem, por alguns minutos. cubra o recipiente e leve à geladeira por meia hora. retire da geladeira. em uma frigideira anti-aderente grande, coloque umas duas colheres de sopa de azeite e duas de manteiga, ou apenas o suficiente para cobrir o fundo.
com a ajuda de uma colher, molde as almôndegas e dê uma achatadinha no final para que não fiquem redondas. coloque na frigideira, em fogo médio, até que fique bem douradinho, e em seguida vire para fritar o outro lado. o ponto é bem escurinho mesmo. bom apetite! :)