Pular para o conteúdo principal

Almôndegas de Feijão Preto e Molho de Beterraba e Cenoura

Almôndegas de Feijão Preto e Molho de Beterraba e Cenoura

O macarrão é um prato bem comfort food pra muita gente, por isso decidi preparar um bem especial com almôndegas de feijão preto para o dia das crianças. Como muita criança não gosta de beterraba e cenoura, optei por fazer um molho com esses ingredientes, que eu garanto que fica delicioso!


Ingredientes

Almôndegas

  • 1/2 xícara (de chá) de feijão preto cru
  • 1 colher (de sopa) de sementes de linhaça
  • 3 colheres (de sopa) de água filtrada
  • 1/2 xícara (de chá) de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (de sopa) de salsinha e cebolinha picadas
  • 1 colher (de chá) de orégano desidratado
  • 1 colher (de chá) de sal
  • Uma pitada de pimenta moída
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • 1/2 xícara (de chá) de farinha de aveia
  • Cerca de 1/3 de xícara de farinha de trigo integral (ou mais, para liga)

Molho

  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • 150g de cebola picada (1 xícara cheia ou 1 unidade grande)
  • 3 dentes de alho picados
  • 300g de cenouras picadas (2 xícaras cheias ou 3 unidades médias)
  • 100g de beterraba picada (3/4 de xícara ou 1/2 beterraba média)
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (de chá) de orégano desidratado
  • 1/2 colher (de chá) de páprica picante
  • 1/2 colher (de chá) de cominho em pó
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo grande de manjericão fresco
  • 3 e 1/2 xícaras (de chá) de água filtrada
  • 2 colheres (de chá) de vinagre de maçã (opcional)

Servi com 500g de macarrão de sêmola sem ovos

Serve cerca de 5 pessoas
Tempo de preparo: 12h + 1h (almôndegas) e 1h (molho)
Contém glúten
Vegan

Modo de preparo

Almôndegas

Em uma vasilha, coloque o feijão preto cru, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e cozinhe na panela de pressão, coberto por 2 dedos de água até ficar macio, o que vai levar cerca de 20 minutos. Escorra e reserve. Se quiser, guarde o caldo do cozimento para o preparo de sopas.

Bata a linhaça em um liquidificador até ela ficar bem triturada. Coloque em uma vasilha, adicione a água e deixe de molho por 15 minutos. Essa mistura dará liga à almôndega. Coloque o feijão cozido em um processador juntamente com a cebola, o alho, a salsinha/cebolinha picadas, o orégano, o sal e uma pitada de pimenta moída. Adicione também o suco de limão, o azeite e aperte a tecla pulsar algumas vezes, pra triturar essa mistura. (Se preferir, amasse o feijão com um garfo e adicione os temperos).

Coloque essa mistura em uma vasilha, juntamente com a linhaça hidratada e misture. Adicione a farinha de aveia e cerca de 1/3 de xícara de farinha de trigo integral, ou o suficiente para obter uma massa firme e modelável. Essa massa pode grudar um pouco nas mãos, mas ao untá-las com azeite, será fácil para modelar. Evite por muita farinha, senão as almôndegas ficarão pesadas.

Modele bolinhas do tamanho de uma colher de sobremesa, coloque-as sobre uma assadeira untada e asse-as no forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos, virando na metade do tempo. Ou frite-as em uma frigideira antiaderente com 2 colheres (de sopa) de azeite até as almôndegas ficarem douradas de todos os lados.

Molho

Coloque o azeite em uma panela em fogo médio, e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Adicione as cenouras picadas, a beterraba picada, tempere com sal a gosto, com o orégano, com a páprica e com o cominho, e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente a folha de louro, um ramo grande de manjericão fresco, e a água filtrada. Deixe cozinhar até os ingredientes estarem macios, o que vai levar cerca de 40 minutos.

Desligue, retire a folha de louro e deixe esfriar por cerca de 20 minutos antes de bater, para não espirrar vapor quente. Bata até obter uma mistura uniforme e cremosa. Se quiser, adicione 2 colheres (de chá) de vinagre de maçã para o molho ficar levemente ácido, como um molho de tomate.

Sirva com o macarrão de sua preferência, eu usei de sêmola e sem ovos, e com as almôndegas. Está pronto!

Dicas

Eu adaptei essa receita de molho de beterraba e cenoura do site da Bela Gil, e eu acho que ele é uma ótima forma pra servir esses ingredientes para as crianças. Ele fica com uma cor bem vermelha, que lembra o molho de tomate e bem temperadinho. É levemente adocicado, por causa da cenoura e da beterraba, mas não acho isso um problema; se quiser, você pode adicionar mais temperos além dos que eu usei.

Pode também incrementar o molho com brócolis, cogumelos, azeitonas, palmito… Se você quiser que ele fique com gosto de molho de tomate, pode substituir meia xícara (ou mais) de água por extrato de tomate. Essa receita de molho rende bastante, serve umas 4/5 pessoas e, se sobrar, você pode guardá-lo na geladeira por uns 3 dias. Quando sobrou desse molho aqui em casa, bati com feijão cozido e temperado e obtive uma sopa bem saborosa e colorida.

Quanto às almôndegas, essa receita rende umas 18, depende do tamanho que você modelar. Inclusive, eu recomendo que não faça elas muito grandes, senão o interior delas pode ficar cru.

Você pode guardar essas almôndegas cruas no freezer por uns 2 meses ou elas já fritas/assadas na geladeira, pra esquentar no dia seguinte. Veja também: almôndegas de abobrinha, couve-flor , almôndegas de lentilha (está no modo de preparo) e alimentação afetiva (dia das crianças). *O custo da receita é proporcional aos ingredientes utilizados. Lembrando que valores variam de região para região.

Postagens mais visitadas deste blog

Money Amulet Portugal – amuletos para atrair dinheiro, testimonios, preço: o dinheiro virá. Sim, eu quero isso!

Exatamente o que você precisa! Como atrair dinheiro? O seu Amuleto Money Amulet para a riqueza. Money Amulet – amuletos da sorte para atrair dinheiro e prosperidade, onde comprar em Portugal Money Amulet é produzido de forma estritamente individualizada para cada pessoa específica, depois com cada amuleto é realizado um Ritual antigo em nome da pessoa — a partir desse momento, será apenas o seu objeto que irá começar a funcionar em união com a sua energia. O amuleto traz dinheiro ao seu proprietário ao longo da sua vida. Lembra-se dos Seus Sonhos? 59 € ( 118 € ) Sim, eu quero isso! Você também merece uma vida melhor, sem pobreza, problemas e dívidas. O produto tem boas opiniões. Money Amulet – amuletos para atrair dinheiro. Money Amulet

VISÃO FEMININA

VISÃO FEMININA REVISTA PARA MULHERES E SOBRE MULHERES COMO PERDER FACILMENTE 26 QUILOS A MAIS EM CASA [receita detalhada] Principal > Saúde > Como perder peso > Uma receita segura para perda de peso garantida Está farta do peso a mais? Não consegue perder peso? Ou tende a recuperar quilos quando os consegue perder? Quer usar o seu vestido preferido, mas não consegue ‘caber’ nele e comprar roupas bonitas é um grande problema para si? ‘Estou grata às pessoas que me chamavam gorda e olhavam de alto para mim. Se não fosse por elas, ainda seria gorducha!’ diz Sara Henriques, que perdeu 26 kg. No seu percurso para um corpo bonito, ela experimentou imensas dietas, mas o método mais simples acabou por ser o mais eficaz. Sara contou em detalhes tudo sobre este método que também previne o processo de recuperação do peso. Aqui está a sua cativante história... Nunca fui uma rapariga frágil, mas o excesso de peso nunca me trouxe problemas de autoestima. Quando conh

Ganhei um jackpot de €86 milhões graças ao Money Amulet!

Não, não sou adepta do jogo e nem sempre tenho sorte, muito pelo contrário. Nasci e fui criada numa cidade pequena numa família muito pobre. Tão pobre que por vezes não tínhamos dinheiro para comprar comida. Os meus pais tiveram muitos filhos e eu era a mais velha. Quando tinha 24 anos tinha 9 irmãos e irmãs. Claro que uma educação melhor estava fora de questão para mim. Fui trabalhar em vez de ir para a faculdade e dava todo o dinheiro que ganhava aos meus pais. 59 € ( 118 € ) Não podia comprar nada, nem roupa nova nem comidas de que gostava, nem sequer me podia divertir. Enquanto as minhas amigas arranjavam namorados e se casavam, eu simplesmente não tinha tempo para viver a minha vida. Durante todo esse tempo, eu só queria que aquele tormento aca